O Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelenskyy, realizou uma conversa telefônica com o Presidente da República Federativa do Brasil Jair Bolsonaro.
Os Chefes de Estado expressaram satisfação com o nível atual do diálogo bilateral, apesar das restrições pandémicas. Foi discutido o estado de implementação dos acordos existentes e a agenda atualizada dos contatos de alto nível.
Foi destacada a necessidade de aumentar o volume do comércio bilateral e foram delineadas as prioridades da cooperação entre a Ucrânia e o Brasil na esfera econômico-comercial, em particular os projetos conjuntos.
“Apóio a intenção de que a nossa próxima reunião termine com a assinatura de documentos bilaterais. A Ucrânia está satisfeita com a cooperação com o Brasil nas esferas da agricultura, energia nuclear, espacial, militar e de defesa", enfatizou Volodymyr Zelenskyy.
Os Chefes de Estado discutiram a cooperação entre os dois países nas esferas técnico-militar e de defesa. Nesse contexto, foi destacada preparação do Diálogo da Indústria de Defesa, que permitirá analisar em detalhes os futuros projetos de cooperação bilateral.
Foi dada atenção especial aos planos conjuntos para aprofundamento da cooperação na exploração espacial.
Os interlocutores abordaram a questão do fortalecimento da cooperação entre os dois países para fazer frente às consequências da segunda onda da pandemia do coronavírus, incluindo a questão da produção conjunta de vacinas e medicamentos.
“As empresas farmacêuticas ucranianas, possuem instalações modernas e estão prontas para trabalhar com os parceiros brasileiros. Isso pode se tornar uma nova direção de sucesso da nossa cooperação", destacou o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.
O Chefe do Estado Ucraniano agradeçeu o apoio do Brasil à soberania e integridade territorial da Ucrânia.